Acompanhe o IOC

Resultado do Exame

O que é pterígio? – Dr. João Caldas

É uma degeneração fibrovascular que invade a superfície e interior da córnea, podendo acometer um lado dos olhos ou os dois lados (nasal e temporal), podendo ser unilateral ou bilateral.

Por IOC CARUARU - 14/01/2018 - 13:42

A incidência maior aqui no Brasil é no Norte e no Nordeste, devido ao clima tropical, por exposição maior aos raios ultravioletas UV-A e UV-B, estando situados mais próximos à linha do Equador. Portanto, nos países com clima temperado, é mais difícil; além do fator exposição, não podemos esquecer fatores hereditários e constitucionais (individuais). O que é pterígio? – Dr. João Caldas

No passado, realizava-se a sua remoção simplesmente, mas a incidência de recidiva é mais de 80%, tendo que realizar um novo procedimento duas, ou até mesmo, três vezes, usando suturas (pontos). A técnica atual mais aceita pela classe oftalmológica e que traz menos recidiva e mais eficiente é a técnica onde se remove a carnosidade e utiliza-se um enxerto da própria conjuntiva do paciente, e não mais necessita de suturas, pois é utilizado uma cola biológica, que une a área receptora com o enxerto conjuntival. O pós-operatório é mais confortável e a volta para reassumir as suas atividades é mais precoce. E o mais importante é que a incidência de recidiva (volta da carnosidade) é abaixo de 3 %, que antes era de 80%.

O IOC realiza este procedimento desde 2008, com Dr. João Caldas, e, agora, conta, também, com Dra. Nayra caldas e Dr. Paulo Limeira.